• Ed Santos

COMO CONSEGUIR UM EMPREGO NO CANADÁ [Parte 2]


1) Tudo começa com seu currículo (ou 'CV')


Certifique-se de formatar seu currículo para os padrões Canadenses (se precisar de ajuda entre em contato conosco) antes de responder a oportundiades de empregos no Canadá. Currículos mal redigidos – que apresentam uma lista de deveres em vez de realizações pessoais ou de equipe - irão impedi-lo de causar o impacto necessário e impedi-lo de chegar à fase de entrevista.


Avalie essas diferenças com atenção, certifique-se de entender o objetivo e aplique esses conceitos simples para ajudar seu currículo a impressionar um empregador. Seu currículo é a primeira impressão, ela é muito importante, portanto não falhe neste primeiro passo crucial ao se candidatar a empregos no Canadá.


Quando você for chamado para uma entrevista, prepare-se, e lember-se que se precisar de ajuda, pode sempre cotnar conosco.



2) Seja seletivo


Em muitas profissões, responder a anúncios de emprego online não é uma maneira verdadeiramente eficaz de encontrar empregos no Canadá. Seja seletivo em sua busca de emprego. Não bombardeie 30 empresas com o mesmo currículo e a mesma carta de apresentação, isso não vai funcionar. Este é um erro comum.


Networking, ligações não solicitadas e entrevistas informativas são maneiras muito mais eficazes de distribuir demonstrar suas disponibilidade, profissionalismo e seu currículo.



3) Demonstre seu entusiasmo


Certifique-se sempre de consehuir algum contato com a empresa e faça o acompanhamento uma semana após o envio de seu currículo para mostrar seu interesse. E-mails de agradecimento após uma entrevista o diferenciam de outros candidatos que tenha se candidatado para essa vaga. Esses ganhos marginais podem resultar na obtenção de um emprego no Canadá mais rapidamente.



4) Obtenha boas referências

É mais fácil conquistar um emprego no Canadá se você tiver boas referências. Tente obter referências de empregadores anteriores em seu país de origem ou em outros países nos quais você trabalhou, mas apenas se for relevante para a função.



5) Use todas as ferramentas disponíveis para você


Aproveite o LinkedIn. Esta ferramenta de mídia social para profissionais é efetivamente seu currículo online. Recrutadores e empregadores usam essa ferramenta todos os dias para encontrar candidatos para empregos no Canadá.

Invista seu tempo e busque dicas e truques para ter sucesso com o LinkedIn.



6) Aprenda como fazer networking


Uma rede de contatos eficaz permite obter informações úteis e contatos cruciais, tanto social quanto profissionalmente. Pesquise eventos de networking da sua profissão ou pergunte a seus contatos a melhor forma de conhecer mais pessoas em sua área.


Lembre-se de que a maioria dos empregos disponíveis no Canadá sequer é anunciada publicamente - esse é o chamado mercado de trabalho oculto - então não fique em casa esperando que esse emprego apareça e encontre você. O networking é crucial para encontrar empregos no Canadá. Você precisa divulgar seu nome em todo o setor para que, quando surgir um emprego, você esteja em posição de ser chamado oou pelo menos ser lembrado.


Divulgue para todos os contatos locais que você está procurando uma nova oportunidade e sempre procure construir novos contatos, pois isso é crucial para o seu sucesso em uma nova cidade.


Uma maneira de expandir sua rede local de contatos (e obter essa importante experiência de trabalho canadense em seu currículo) é voluntariar. Visite GoVolunteer.ca para encontrar oportunidades de voluntariado onde você pode conhecer pessoas de todos os setores da sociedade.



7) Esteja pronto para ajudar


Nunca recuse uma oferta de ajuda para encontrar um emprego no Canadá. Seja proativo e determinado. Envie um e-mail ou pegue o telefone para agradecer a pessoa que lhe ofereceu ajuda ou orientação.



8) Obtenha as credenciais necessárias


Sua profissão pode exigir que suas qualificações estrangeiras sejam avaliadas e você pode precisar obter uma certificação e credenciadas no Canadá. Profissões regulamentadas como medicos, dentistas, professors, engenheiros, fisioterapia, enfermagem e serviço social, entre outros, geralmente requerem credenciamento adicional. Este processo pode demorar um pouco, então esteja preparado.



9) Seja confiante - você merece ser


Mudar-se para um novo país é um desafio. Encontrar um bom emprego no Canadá quando você precisa construir sua rede de suporte do zero também é complicado, mas você também pode fazer isso!


É importante acreditar em si mesmo durante todo o processo - e garantir que os outros saibam que você também acredita em si mesmo.



10) ...E, finalmente


Lembra do nosso conselho sobre não recusar ajuda? Verifique com sua biblioteca ou centro comunitário local se existem eventos ou ferramentas par ate ajudar, muitos oferecem sessões regulares com dicas para conseguir empregos em sua área. E seja persistente, afinal muita gente com qualificações e habilidades inferiors as suas estão em ótimas posições, continue tentando, sucesso é uma questão de tempo.



INSCREVA-SE NO MEU CANAL!