VISTOS CANADENSES

moraine-lake-rockpile-trail-summer-sunny
ggg.png

VISTO DE TURISMO

Documento emitido para atender a uma solicitação de um estrangeiro para entrar no país e fazer turismo.

elegant-woman-man-working-laptop-airport
ggg.png

VISTO DE TRABALHO

A obtenção de um visto de trabalho no Canadá (chamado de Work Permit) é, geralmente, um passo muito importante no sentido de trabalhar no Canadá, legalmente.

debonair-white-girl-in-casual-shirt-posi
ggg.png

VISTO DE ESTUDANTE

O Visto de Estudante é acompanhado de uma Permissão de Estudos, que autoriza a entrada e permanência no Canadá a partir de 6 meses, com o objetivo de estudar.

Saiba mais sobre vistos para residência permanente ou imigração para o Canada

Visto Canadense:

o que é e como solicitar um Visto Canadense.

O Canadá se solidificou nos últimos anos como um dos principais destinos de brasileiros, que queiram estudar, trabalhar, imigrar o simplesmente passear. Porém antes é necessário obter um Visto Canadense. 

A concessão de um Visto Canadense é um decisão soberana do Canadá e não um direito do estrangeiro, por isso é importante que você tenha todo o cuidado e assessoramento competente na hora da solicitação do Visto Canadense.

Criamos essa página para ajudar você a entender como funciona o processo de solicitação de um Visto Canadense e quais são os documentos exigidos pelo Consulado Canadense em São Paulo, único no país a emitir Visto Canadense para brasileiros.

Como consultor de imigração regulamentado vou desmistificar e explicar o que muitas empresas e despachantes no Brasil desconhecem, tem gente que afirma que existem visto de turista para o Canadá ou Visto de estudante para o Canadá e pior ainda colocam o eTA que não é um visto nessa mesma categoria. É de assustar. Imagine você entregar a eles  desafio de obter a concessão de seu Visto Canadense se nem o que é um Visto Canadense eles sabem....

Mas vamos lá.

Só existem dois tipos de Visto Canadense

  1. TRV – temporay residente visa

  2. PRV – permant residente visa

O TRV será emitido quando você atender as exigências legais, determinadas na Lei Imigratória Canadense, toda vez que solicitar a entrada no Canadá por um período determinado que terminará em uma data prevista.

Se seu objetivo no país for fazer turismo pode ser concedido um Visto Canadense (TRV) com o objetivo de turismo, que é identificado pela palavra VISITOR, isso não é um Visto Canadense de Turismo é um TRV com o objetivo de Visitar o país.

 

Portanto se você vier estudar pode solicitar um TRV com o objetivo de estudos e se esse programa durar mais de 6 meses eles precisarão emitir um STUDY PERMIT, portanto não existe Visto Canadense de Estudo, existe um Visto Canadense(TRV) – para residência temporário com o objetivo de estudar no país que pode ou não ser acompanhado de uma Permissão de Trabalho (Work Permit).

Portanto lembre-se não existe um Visto Canadense de Turista, ou um Visto Canadense de estudante, são TRV’s com objetivos diferentes que são identificados no selo que é colocado no seu passaporte (o Visto Canadense – TPR) e identificados com o objetivo que você informou e podem permitir ou não o pedido de autorizações de trabalho e/ou estudo.

Já o eTA Canadense é apenas uma autorização eletrônica. Pode ser solicitado eletronicamente e pode ser concedido a alguém que já tenha tido um visto canadense anteriormente (nos últimos 10 anos) ou que tenha um visto americano válido. A permanência máxima de um estrangeiro que tenha obtido um eTA no Canadá é de seis meses. Vale lembrar que para fazer uso de um eTA você vai precisar obrigatoriamente entrar no Canadá por via aérea.

 

 

 

Seu Visto Canadense deve refletir seus objetivos no país

A concessão de um visto ou eTA é um direito do Canadá e um benefício que pode ou não ser concedido a um estrangeiro. Portanto é importante que você entenda os critérios utilizados pelas autoridades Canadenses de imigração para concessão dos vistos, autorizações e do eTA.

O visto ou o eTA é apenas uma autorização de viagem até a fronteira canadense, na maioria dos casos para os brasileiros, uma autorização de embarque na aeronave que o levará até o país. Na chegada você poderá ser questionado pela autoridade imigratória sobre seus objetivos no país, data de seu regresso e sua habilidade financeira de sustentar tal viagem. Portanto se você informou que viria passear e agora diz que vai estudar sua entrada pode ser negada. A Lei Imigratória é clara somente um cidadão Canadense tem direito de entrar no país aos demais a concessão pode ou não ser concedida. Não quero assustar ninguém, mas é importante que você tenha informações de qualidade, apropriadas e entenda os critérios e utilizados pelas autoridades do país para autorizar seu ingresso e sua permanência no país.

 

Outra coisa que nunca é informada no Brasil pelos “especialistas” de plantão é que seu visto não garante seu prazo de permanência no país, a regra é que para vistos temporários o período máximo que pode ser concedido (sem que haja uma autorização de estudo e trabalho por maior prazo) é de 6 meses. Porém o fato de você ter um Visto Canadense e uma autorização de estudo de 2 anos não garante a você nenhum direito de permanecer no país por dois anos, o oficial de imigração pode conceder apenas 3, 6 meses ou qualquer outro período porque pode desconfiar de seu principal intento no país e quer forçar você a pedir um novo visto dentro do Canadá quando você será obrigado a comprovar que está em curso o plano que você apresentou, como por exemplo indo as aulas e obtendo nota e presença mínimos para concluir seu curso.

Como Obter um Visto Canadense, passo a passo

O primeiro e mais importante passo para quem quer conquistar um Visto Canadense é fazer uma análise do perfil e dos seus objetivos.

Análise do seu Perfil
A regra básica é, seu caso deve fazer sentido. Portanto as “verdades” que muitos curiosos e amadores estão postando na Internet, como por exemplo, se você vier estudar deve estudar algo na sua área, ou o contrário, deve estudar algo em uma área diferente, qual a correta? Nenhuma ou ambas, é preciso entender seu caso e seu objetivo e seus motivos. É preciso fazer sentido.

 

A Lei define que você tem de atender 3 objetivos básicos para conquistar o Visto Canadense:

1 – Convencer o oficial de imigração que seu objetivo é verdadeiro e faz sentido;

2 – Convencer o oficial de imigração que você tem dinheiro suficiente para realizar seu planejamento;

3 – Convencer o oficial de imigração que você regressará ao país após seu período autorizado no Canadá.

 

A regra é subjetiva e a concessão do tão sonhado Visto Canadense depende da subjetividade da interpretação do oficial de imigração responsável pelo seu processo. Por isso mesmo, não pode haver garantia ou promessa da concessão de um Visto Canadense. Avaliação e envio da documentação.


A comprovação de seus objetivos de seu perfil, de sua condição financeira, de seus laços com o Brasil, de seu retorno ao Brasil ao término do seu programa e de seu histórico de viagens internacionais devem ser documentados e acompanhados de uma carta de explanação detalhando seus objetivos e o porque de sua viagem. Nos te auxiliaremos a montar esse processo, documentar esse processo e maximizar suas chances de obter o Visto Canadense, recomendando adição de documentos e informando sobre potenciais riscos em seu processo de acordo com seus documentos.

Um dos maiores problemas que afetam os pedidos de vistos oriundos do Brasil é a comprovação de renda. 

Eles não costumam aprovar vistos que estão baseados em saldo de investimentos em planos de aposentadoria, especialmente se esses valores são de seus pais, entendendo que seus pais não deveriam sacrificar sua aposentadoria por você.

Mas existem muitos outros cuidados que você precisa tomar nessa área e por isso recomendamos que você entre em contato conosco para que cuidemos de seu pedido de visto.

Após criar uma carta explanatória inteligente e real e documentar seu pedido vamos dar entrada no seu pedido de Visto Canadense. Lembre-se que eles podem solicitar documentos adicionais, informações extras, originais e ainda uma entrevista. A Biometria será efetuada em seguida em um dos postos de coleta que existem no Brasil, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, claro que todas as custas referentes a esse processo serão de sua responsabilidade. Para alguns tipos de autorizações pode ser exigido um exame médico em um dos médicos credenciados pelo Governo Canadense no Brasil, o custo dos exames também é de sua responsabilidade. Ter recebido o convite para fazer a Biometria e/ou o Exame Médico não indica aprovação prematura de seu Visto Canadense, esse processo hoje é temporal e automatizado.

O Prazo para concessão ou negativa do Visto Canadense

Durante os últimos anos esse prazo tem variado tanto entre 2 semanas e 1 ano e meio que preferimos apenas afirmar, se voc6e se decidiu por solicitar um Visto Canadense o tempo trabalha contra você, portanto quanto mais rápido você solicitar mais chances terá de obter o documento no prazo esperado. Ninguém, nem mesmo o governo Canadense pode te dizer quanto tempo a possível concessão de um Visto Canadense ou a resposta de negação pode demorar. Muito cuidado com prazos informados até mesmo no Site do governo Canadense que é apenas uma média de 75% dos casos, eliminando os mais rápidos ou mais demorados, o que certamente afetará sua expectativa.

Agora que você já sabe como tirar seu Visto Canadense.

Você pode solicitar o visto canadense online ou pode utilizar nossos serviços para maximizar suas chances. Como disse anteriormente contratar nossa assessorial ou qualquer outra não garante uma decisão positive na concessão de seu visto Canadense que é um direito soberano do oficial de imigração.

Um detalhe importante que é bem diferente do visto americano é que o Visto Canadense só pode ser concedido até o prazo final de validade do seu passaporte, portanto se seu passaporte vencer em 8 meses, o prazo máximo de validade do seu visto será idêntico, e não pelo período que você poderia eventualmente ter obtido a concessão. 

A taxa de rejeição do Visto Canadense tem aumentado muito nos últimos anos em função da situação política e econômica do Brasil.

 

 

eTA – a melhor opção para quem vai ficar menos de 6 meses e já tem visto americano ou já teve um Visto Canadense nos últimos 10 anos.

O governo do Canadá disponibiliza uma página dedicada a informações e emissão do eTA Canadá:

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/visit-canada/eta.html

 Hoje a taxa de emissão do eTA é de $7CAD . A aprovação acontece online (confirmada por email) em poucos minutos.

Se você quiser saber em detalhes como emitir seu eTA Canada, clique aqui.

 

Visto Canadense
 

TRV (temporary Resident Visa)

Deve ser utilizado por brasileiros que queiram visitar ou estudar no país por menos de 6 meses. O valor de emissão do visto Canadense é de $100CAD

Documentos necessários para solicitação de um Visto Canadense

O governo Canadense é extremamente organizado e disponibiliza sempre Check Lists específicos para documentação exigida para os várias autorizações, vistos e programas imigratórios oferecidos.

Para o Visto Canadense Temporário você pode encontrar aqui a lista de documentos e o guia para fazer sozinho a solicitação:

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/application/application-forms-guides/guide-5256-applying-visitor-visa-temporary-resident-visa.html

 

Formulários exigidos para solicitação do visto canadense:

  • IMM5257E ;

  • IMM5645 ou IMM5707 para cada requisitante de acordo com seu papel no processo;

  • Termo de Consentimento da VFS – aceitando os termos de uso  dos serviços do Centro de Solicitação de Visto (2 vias para cada solicitante);

  • IMM5257 – Schedule 1 – se você for funcionário público

  • Declaração de União Estável (IMM5409) – Se aplicável

  • Passaporte válido (pelo menos 1 ano)

  • Uma foto atual 3×5 

  • Comprovante financeiro (Espelho do IR com recibo de entrega, os três últimos holerites, contrato social e extratos bancários, investimentos e lista de bens, negócios e propriedades) . caso seus familiares estejam aceitando se responsabilizar por suas despesas será necessário um carta informando isso dentro dos padrões legais da imigração Canadense.

  • Comprovação de vínculos com o Brasil – sugerimos declarações de seu empregador, documentos de sua empresa feitas por seu contador ou sócio, comprovante de matrícula em instituição de ensino ou qualquer outro documento que comprove a relevância de seu retorno ao país.

  • Autorização de viagem, exigido para menores de 18 anos, assinado por pai e mãe e emitida por órgão competente, conforme legislação atual brasileira.

  • Comprovantes original do pagamento das taxas de visto 

  • Importante:
    Você deve validar seus formulários após o preenchimento completo gerando um código de barras, exigido para dar entrada no processo. 

 

Biometria para o visto canadense

Um dos componentes que tem causado mais estresse entre os brasileiros que estão buscando um Visto Canadense é a obrigatoriedade da Biometria. 

Veja no link abaixo aonde vpc6e pode solicitar sua Biometria para o Visto Canadense.

https://www.cic.gc.ca/english/information/where-to-give-biometrics.asp

Pagamento das taxas

 

Taxa de Solicitação de Visto – Consulado Canadense São Paulo

Cada Visto e/ou Autorização tem um valor para processamento. Durante seu processo eletrônico o sistema identificará o valor exato de acordo com suas respostas de objetivos e do tamanho de sua família.

Sugerimos que você utilize seu cartão de crédito no sistema da imigração e imprima a página de confirmação do pagamento. A taxa de Biometria para o Visto Canadense estará inclusa nesse total de acordo com o tamanho da sua família, apenas a taxa do exame médico para o pedido do Visto Canadense deverá ser pago diretamente a Clínica onde o exame será realizado e não no sistema. Hoje o valor da taxa da biometria é de $85CAD por pessoa até o máximo de $170CAD por família

Utilizando o VAC no Brasil para solicitação do Visto Canadense.

 

Existem unidades do VAC, uma empresa particular dona de um contrato com o governo Canadense, para processamento dos pedidos de Visto Canadense no Brasil. Essas unidades estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife. 

O VAC cobra valores que diferem de acordo com o Visto e/ou autorização solicitados, veja no link abaixo os valores praticados atualmente:

https://www.vfsglobal.ca/canada/brazil/Service_and_Service_Charge.html

Como você pode ver por essa página detalhada, a solicitação e conquista de um Visto Canadense é uma tarefa complexa, por isso mesmo sugerimos que você utilize nossos serviços para aumentar suas chances de ter sucesso no seu processo.

Nosso assessoramento completo com avaliação do perfil, avaliação e assessoramento na composição da sua documentação bem como montagem da sua carta de explanação custa apenas $150CAD (TRV) e pode ser pago no conforto da sua casa com cartão de crédito. Nós cuidaremos de absolutamente tudo para você, sempre com a execução de um consultor de imigração regulamentado, aumentado suas chances de sucesso na concessão de um visto. 

Compre já. Após sua compra, você deverá enviar a cópia da página de identificação de seu passaporte, seu telefone (com DDD) e endereço para nosso e-mail juntamente com o comprovante de pagamento. Em seguida você receberá um link para agendar um Zoom Meeting onde um consultor regulamentado vai explicar o passo a passo da documentação e do processo de solicitação do Visto Canadense.